Terremoto de 11 de março no Japão foi a catástrofe natural mais cara da História

(Fonte Google, AFP)  PARIS — O terremoto, o tsunami e o acidente nuclear de 11 de março, no Japão, poderão custar 200 bilhões de dólares à terceira maior economia mundial. Isso representa a maior fatura da História deixada por uma catástrofe natural, segundo cálculos do banco Goldman Sachs.
"Acreditamos que o custo total dos danos provocados pelos acontecimentos de março pode alcançar 16 trilhões de ienes", afirma um comunicado dos economistas do Goldman Sachs.
A conta seria superior à do terremoto de Kobe em 1995 (9,6 trilhões de ienes), considerado até hoje pelo Goldman Sachs como o "desastre natural" mais devastador, em termos econômicos.
Mas o cálculo, no entanto, fica abaixo das estimativas feitas pelo governo japonês, que acredita em uma conta superior a 200 bilhões de dólares, sem contar o impacto sobre a atividade das empresas e as consequências do acidente nuclear de Fukushima. Isso representaria 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto de bens e serviços produzidos no arquipélago), uma estatística que bate com as estimativas do Banco Mundial.
Assim como os cálculos oficiais, a conta do Goldman Sachs leva em consideração os desgastes na infraestrutura, a destruição de casas e empresas na região mais atingida - nordeste - e um aumento "significativo" esperado nos gastos públicos nos próximos anos.
Segundo os economistas do banco, um agravamento do acidente nuclear de Fukushima, ainda em curso, a 250 km a nordeste da capital, poderia fazer o montante subir ainda mais, de forma significativa.
O acidente não apenas fragiliza a confiança dos consumidores japoneses mas desperta, também, a desconfiança em relação a produtos importados do arquipélago.
O setor agrícola já sofreu as consequências: a venda dos alimentos produzidos na região estão proibidas, por causa do índice de radioatividade anormalmente elevado.
Assim, embora o banco americano mantenha a previsão de crescimento anual do Japão em 1,2% para 2011, considera, no entanto, que o PIB vai se contrair no segundo trimestre, seguido por um novo período de crescimento de 2% no terceiro trimestre.
Quanto às empresas, o sismo de 11 de março vai acarretar uma redução de 12% de seus lucros no ano fiscal de 2012. São mais afetadas as vendas das empresas dos setores tecnológico (telefonia móvel, câmeras e semicondutores), automóvel e petroquímica, segundo o Goldman Sachs.
O terremoto, o tsunami e o acidente nuclear obrigaram as empresas japonesas a reduzir e até a interromper suas atividades, num amplo leque de setores, entre eles o automotivo.
Compartilhe este artigo :
 
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. As Grandes Revelações - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger
//]]>